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POSTS DO BLOG

Como criar coragem para empreender?
Ter coragem para empreender não é uma missão tão difícil quanto parece! Principalmente porque as novas tecnologias ajudam, e muito, a montar um negócio. Se você ainda está no estágio de sentir um friozinho na barriga quando pensa em abrir seu próprio negócio, estas dicas podem te ajudar a dar os primeiros passos. 1. Inspirar-se em casos de sucesso Para poder empreender de verdade e continuar estimulado, o ideal é buscar por casos de sucesso. Para ter coragem para empreender, é necessário conhecer aquelas pessoas que se desafiaram e conseguiram chegar onde tanto desejavam. Só assim, a inspiração será um fator relevante e que conseguirá fazer com que você não desista na sua primeira tentativa de empreender. O livro Paixão S.A traz algumas indicações. Ele conta o que você precisa saber sobre pessoas que conseguiram alcançar os seus objetivos de empreendimentos. Mas não precisa comprar nenhum livro para encontrar inspirações: pense nos seus ídolos e procure saber como eles construíram as suas empresas. Muitos deles compartilham suas histórias em redes sociais como Instagram e LinkedIn. 2. Planejar o seu negócio Antes de começar a empreender de verdade, é preciso saber como planejar o seu negócio. Isto significa decidir qual será o formato mais adequado para começar a trabalhar e como tudo poderá ser devidamente organizado para dar certo. Para conseguir coragem para empreender, é preciso ter um conhecimento geral do cenário ao seu redor. Só assim, você conseguirá ter o domínio necessário para compreender como o mercado trabalha e quais serão as melhores estratégias que precisam ser aplicadas. 3. Gerenciar o tempo Quer ter coragem para empreender de verdade? Então comece a dividir melhor o seu tempo. Organize sua rotina, tenha prazos definidos para realizar cada etapa e evite a procrastinação. Sabendo como se organizar melhor, sua produtividade aumenta e, por consequência, a coragem vem. Além disso, converse com as pessoas que fazem parte do seu projeto. Aprenda a delegar tarefas. Lembre-se de que tudo pode parecer difícil, mas no longo prazo, vale a pena! E fica mais simples caso você tenha pessoas de confiança te apoiando. 4. Apoie-se em parceiros Ter apoio é muito importante para criar coragem para empreender, especialmente nos primeiros momentos da empresa. Este apoio pode vir de sócios, parceiros comerciais, colaboradores e da sua família e amigos. Mesmo plataformas e ferramentas que você escolher para colocar o negócio em prática podem ser parceiras! Afinal, se você tiver certeza de que o serviço não trava, terá mais confiança para dar os próximos passos. O Clube Impulso, além de oferecer uma comunidade completa para empreendedores iniciantes e avançados, também produz conteúdo gratuito em blog, redes sociais e YouTube para ajudar na sua preparação para o empreendedorismo. É claro que obter coragem para empreender não surge de uma hora para a outra. No entanto, com os materiais e o apoio de quem realmente entende do assunto, sua missão ficará mais simples!

11 Dicas de Vendas para quem está começando no empreendedorismo
Caiu de paraquedas na área de vendas? Apostamos que em algum momento antes de chegar aí você pensou: “Ah! Eu posso fazer isso! Levo jeito com pessoas! Sempre disseram que eu tinha talento para vender…” Agora, confesse: você não imaginou que enfrentaria tantas dificuldades. Começar uma carreira em vendas é um desafio de verdade, daqueles grandes mesmo. Quando a gente observa um vendedor experiente em ação – falando bonito, contornando objeções, fechando negócio -, não enxerga tudo o que está por trás daquilo. Por isso, neste post vamos dar as melhores dicas para vendedores iniciantes que querem evoluir rapidamente e dominar Inside Sales. Os conselhos que vamos dar aqui são para apoiar essa etapa inicial. Encare-os como uma orientação. Nossa ideia é que você construa uma base sólida para alavancar a sua carreira. Vamos lá? Dica nº0: esqueça a ideia de que vendedor bom já nasce assim Vamos começar já quebrando um mito. A verdade é que, mesmo que você tenha sido agraciado com o dom da negociação, isso não é suficiente para se tornar um vendedor bem sucedido. É preciso muito esforço, tentativa e erro até acertar. Se você é um vendedor iniciante, mas já está fazendo as primeiras ligações, talvez tenha percebido que uma parcela muito pequena do resultado em vendas depende de talento. Ao contrário do que nos diz o senso comum, vender não é apenas uma arte, é também uma ciência, com processos bem definidos. Logo, qualquer um pode aprender. Mas como? Não existe faculdade para isso, então qualquer um pode se aventurar como vendedor. Embora não seja necessário ter experiência para ingressar no mercado, é preciso disposição para estudar e se desenvolver. Dica nº 1: Domine seu mercado de atuação Sua primeira missão é saber absolutamente tudo sobre o que você vai vender, sua empresa e o mercado em que atua. Isso é o básico. Quando você faz vendas consultivas, não basta saber enumerar as qualidades do produto/serviço, você tem que ser um especialista na área. Então, mergulhe nisso antes de qualquer coisa. Algumas ideias do que você deve estudar: História da sua empresa e o lugar dela no mercado: como ela surgiu? Como evoluiu? Por quais mudanças o processo de vendas já passou? Uma ideia é conversar com quem já está lá a mais tempo do que você. Produto/serviço que irá vender: o que é? Quais problemas ele soluciona? Como funciona? Se for possível, aprenda na prática! Explore você mesmo o produto/serviço e sinta na pele como os clientes se beneficiam dele. É aquela velha máxima: ninguém vende bem algo que não entende ou acredita. Mercado e os concorrentes: além de entender quais são os diferenciais e pontos fracos de cada um, analise como se posicionam. Busque sites e perfil do LinkedIn das empresas e profissionais que se destacam. Encontre publicações de referência na área e acompanhe com frequência. Dica nº2: Conheça seu prospect Depois de dominar seu mercado, você terá os conhecimentos para conhecer seu potencial cliente. Ele não é qualquer um – e achar isso é o principal erro dos vendedores iniciantes. Para conhecer seu prospect, algumas perguntas que você deve se fazer são: Quem pode obter sucesso com o que estou vendendo? O que essa pessoa precisa? Como essa pessoa busca essa solução? Qual é a jornada de compra dela? Que problemas e desafios eu posso ajudá-la a resolver? Responder essas questões é importante para desenvolver um perfil ideal de cliente e desenvolver ações a partir dele. A ideia é que esse conhecimento o ajude a otimizar o funil de vendas e falar com os leads certos. Uma boa forma de fazer isso é por meio das pesquisas de mercado. Elas vão ajudar a entender melhor as necessidades, bem como os anseios do comprador. Assim, você consegue definir com mais precisão quem está comprando os seus produtos. Dica nº3: Entenda que vendas é um processo Outro erro comum dos vendedores iniciantes é pensar que vendas é intuição. Isso está ligado àquela ideia de que um vendedor de sucesso é quem tem talento. Não é. Vendas é um processo com etapas bem definidas e tarefas que precisam ser cumpridas em cada uma delas. Então, seu próximo passo é entender a lógica desse processo e como ele é feito na sua empresa. Descubra o método e fique craque nele. Isso vai ajudar você a alcançar melhores resultados, acompanhar seu desempenho, identificar seus pontos fortes e fracos e fazer um forecast mais preciso. Existem alguns aspectos que ajudam na construção de um processo de prospecção em vendas: ensinável: ele deve ser simples para poder ser ensinado aos envolvidos, permitindo a utilização por qualquer um da área; escalável: ele precisa ser escalável, crescer de maneira uniforme, suportando o aumento de demanda; mensurável: é preciso ter indicadores claros que permitirão analisar resultados; previsível: baseado em expectativas claras de resultados a serem conquistados em um determinado período. Dica nº4: Aprenda técnicas de vendas Esse é um dos pontos mais relevantes para quem está começando. Todo vendedor iniciante precisa se dedicar a estudar técnicas de vendas, por uma razão simples: elas são o meio para fazer abordagens de sucesso. Aprender a fazer as perguntas certas, qualificar os leads, levantar necessidades, evitar objeções e entregar valor depende do domínio dessas técnicas. Negociações costumam ser complicadas, afinal, por mais que o vendedor domine o assunto e a solução ofertada, nunca é possível prever com toda a certeza qual será a reação do cliente. Logo, as técnicas de vendas ajudam a driblar as dificuldades, potencializando as chances de sucesso. Mas elas não devem vir desacompanhadas, é preciso também prestar um bom atendimento ao cliente. Para manter um padrão, o playbook de vendas é a melhor fonte para entender o que é mais adequado para a sua empresa. Dica nº5: Organize sua agenda e mantenha uma rotina Produtividade é o caminho para o sucesso em vendas. Todo vendedor precisa cumprir um volume grande de atividades diárias para bater a meta do mês. Saber organizar a agenda e como manter uma rotina eficiente é essencial para alcançar isso. Construa esses hábitos desde o início. Manter uma rotina ajuda não só na motivação, mas

Por que o Networking é tão importante na vida do Empreendedor?
Quando se adentra o mercado de trabalho, o termo networking começa a ser escutado com bastante frequência. Primeiramente vamos explicar o que é networking, para depois falar da importância dele para a carreira. Seja ela qual for. O que é networking? Networking pode ser explicado como uma rede de contatos e as conexões estabelecidas nessa rede. Entendendo o significado, fica bem claro a importância dele. Porém, a maioria das pessoas possui uma boa rede de conexões pessoais e esquece da importância dessa rede no mercado de trabalho. E é sobre ela que vamos falar. Como fazer um bom networking? Primeiro é importante entender que networking é via de mão dupla. Não adianta somente buscar bons contatos, mas não ser um bom contato. Importante saber também que, em se tratando do assunto, qualidade é melhor do que quantidade. Com isso tudo na cabeça, vamos para algumas dicas de como fazer um bom networking. Crie um perfil no Linkedin. É uma rede social focada no profissional e que traz oportunidades não só de networking, mas também de conhecimento e vagas de empregos. Participe de cursos e eventos do seu mercado de trabalho e socialize com os outros participantes. Essas trocas, além de serem muito benéficas profissional e pessoalmente, colaboram para que as pessoas lembrem de você. Mantenha suas outras redes sociais atualizadas com relação ao seu trabalho. Não é só porque as outras redes não têm enfoque profissional, que lá não existam boas oportunidades de contatos. Gere bons conteúdos nas suas redes. Quando você traz boas informações para os outros, gera boas percepções sobre você, além de contribuir positivamente para um ambiente social e profissional melhor. Participe de grupos. Sejam eles presenciais ou online, de negócios, ou de hobbies. Fazer parte de grupos proporciona conhecer novas pessoas e mostrar suas melhores qualidades. Todas essas dicas são importantes, pois fazem com que você seja visto e, portanto, lembrado. Uma grande máxima do marketing serve nesse caso: “Quem não é visto não é lembrado”. Várias pesquisas mostram que as referências são de grande importância nas contratações. Muitas vagas nem sequer chegam a ser divulgadas e já são preenchidas por indicações feitas por profissionais que atuam na empresa. E não ache que por você ainda ser estudante, não é a hora de fazer networking. A universidade e os estágios são grandes espaços e oportunidades para isso. Comece hoje mesmo a colocar suas redes sociais a seu favor, a participar de cursos, eventos e grupos, realizando muito networking e colhendo os frutos dele. Continue seguindo o Blog do Clube Impulso que temos sempre muitas informações e conteúdo, que colaboram tanto para estudantes quanto para profissionais já no mercado de trabalho.